18.9.12

[Artigo] A Evolução Sócio-Histórica do Judô


O presente artigo tem por objetivo apresentar uma evolução sócio-histórica do judô no ambito da Educação Física Escolar, onde há o intuito de auxiliar nas tarefas de: a) sistematizar o conteúdo de ensino; b) auxiliar a ação docente como mediadora entre aluno e conteúdo.
  • Jiu Jitsu
No Japão, não possuiam um bom desenvolvimento tecnológico: armas, materiais, etc.
Toda prática corporal (como o jiu jitsu) surge a partir de determinadas necessidades sociais enfrentadas pelos seres humanos, em função de um dado contexto histórico específico e de seus fatores econômicos, políticos, culturais, etc.
Num contexto histórico feudal, marcado pela tirania dos latinfudiários, a luta entre camponeses e samurais ou entre eles (quando defendiam senhores de terras diferentes) envolvia golpes de morte. Os camponeses, por exemplo, necessitavam defender-se de um samurai armado de espada; logo, foi preciso que eles desenvolvessem uma prática corporal - no caso o jiu jitsu - coletiva (já que eles atacavam os samurais em grupos) que lhes permitisse abordá-lo (com apreensão de braços e/ou pernas) e rapidamente derrubá-lo e então aplicar nele chaves, torções etc. com a intenção de matá-lo com golpes contundentes.
  • Surge o Judô
Com a urbanização do Japão, houve presença do Estado, da Polícia, do Sistema Judiciário, etc.
A modernidade trouxe consigo as leis, a justiça, a polícia, enfim, uma nova necessidade histórica para o povo japonês: o convívio urbano. A partir de uma nova necessidade social, surge também uma nova prática corporal: o judô. Seu precursos, Jigoro Kano, pensou numa luta que mantivesse as tradições culturais japonesas, mas que se adequasse aos novos tempos, nos quais não fazia mais sentido lutar até a morte.

  • Princípios e Fundamentos
As condições objetivas da sociedade japonesa possibilitaram o surgimento dessa nova prática corporal que, a partir das concepções de Jigoro Kano começa a delinear-se como uma luta onde os fundamentos essenciais são as projeções, o jogo entre desequilíbrio x equilíbrio, as imobilizações, as quedas e os rolamentos.
  • Esporte Espetáculo
O esporte espetáculo é um produto típico da cultura ocidental. Ele é fruto da modernidade capitalista e da sua busca pelo lucro, pelo rendimento industrial e tecnologico, sua ânsia pela dominação da natureza (via ciência) e pelo domínio político como alicerce da exploração econômica.
Essas caracteristicas foram pouco a pouco incorporadas pelo judô, à medida em que ele, e a cultura japonesa em grande parte, ocidentalizava-se. Dá prática corporal que no Japão liga-se às mais profundas raízes da cultura de seu povo, passou a esporte de alto rendimento, entrando para as olimpíadas, sendo assim universalizado.
O judô entrou para as olimpíadas pela primeira vez em Tóquio, em 1964.
Tendo se tornado esporte de alto rendimento, o judô incorpora os processos de seleção e de especialização de atletas, o treinamento desportivo exaustivo, o dopping.
O único interesse do judô passou a ser as medalhas olímpicas e não o conhecimento de suas raízes na cultura nipônica; a obrigação de vencer a todo custo e não o prazer de lutar judô.
  • Chegada ao Brasil
Nas décadas de 1920 e 1930, com a chegada de imigrantes japoneses, que o judô vem ao Brasil. Quando alguns desses imigrantes, já cidadão e trabalhadores brasileiros, ficam desempregados, sem fonte de renda e sem poder sustentar suas famílias, surgem as primeiras academias de judô no Brasil. Elas surgem como uma forma encontrada pelos imigrantes de ensinar algo que eles conheciam profundamente, o judô, fazendo disso um meio de sustento para suas vidas.

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Até a próxima!
Vivian A., Vivian O., Rafaela Dias!

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