9.9.12

Quedas, projeções e imobilizações no Judô

Hoje contaremos resumidamente sobre a origem do JUDÔ. 





Criado pelo Professor Jigoro Kano que transformou o tradicional Jujitsu em uma modalidade que além de usada como defesa pessoal poderia também servir de aprimoramento intelectual e de caráter. Após aprofundar, pesquisar e analisar  seus estudos, em 1882 fundou sua escola para distinguir evidentemente o Judô do Jujitsu, chamando-o de JUDÔ KODONAN, aonde através do ataque e da defesa qualidades poderão ser obtidas para favorecer o homem em todos os seus aspectos. Temos então além de uma técnica um princípio de vida e falando em princípios temos 03 (três) no Judô que são:
  1. Suavidade (JU);
  2. Máxima eficiência com mínimo esforço (SEIRYOKU-ZEN-YO);
  3. Bem estar e benefícios mútuos (JITA-KYOEI).
Mais informações sobre o Judô acesse o site http://www.fpj.com.br/ da Federação Paulista de Judô.

Nesta última aula trabalhamos os seguintes elementos pedagógicos: 
  • Queda (Ushiro-ukemi - para trás; Mae-ukemi - para frente; Yako-Ukemi - lateral para ambos os lados e Zempo-Kaiten-Ukemi - rolamento);
  • Projeções (verticais - braço/quadril/perna; sacrifício - lateral e frontal);
  • Imobilização;
Como no judô o equilíbrio é de suma importância e quando o perdemos estamos sujeitos a quedas, devemos aprender a cair sem nos machucarmos. É preciso muito treino para perder o medo da queda, mas vencida esta barreira a consequência é a progressão nas técnicas da modalidade, com ataque e defesa mais ágeis e precisos.

O início das atividades foi o alongamento de MMSS e MMII puxado pelo nosso colega Walter;
Jogos lúdicos e exercícios educativos foram trabalhados durante a aula, sendo eles dos macro jogos (vários participantes) para os micro jogos (em duplas). A novidade é que nesta postagem temos a Professora Keith Sato explicando em vídeo algumas quedas;

Atividade 1 - Pegador Tartaruga

Haverá um pegador e os demais serão os fugitivos chamados de tartarugas, que deverão fugir de 6 apoios para não serem pegos pelo pegador estes deverão virar de barriga para cima;


Atividade 2 - Pegador Aranha

O pegador deverá de deslocar como uma aranha(com os pés e mãos no chão) os fugitivos deverão correr pelo local em pé, quem for pego virará a aranha;


Atividade 3 - Derrubar o fugitivo

O pegador deverá se deslocar de 6 apoios e para pegar o fugitivo terá que derrubá-lo, quem for pego torna-se pegador também, vence quem for o último a ser pego;


E assim finalizamos os macro jogos.

Atividade 4 - Pegada gola gola

A dupla começa a correr usando a pegada gola gola e ao comando do Professor fará movimentos como: barriga para cima, barriga para baixo, deitar, rolamentos de costas. Repetir os mesmos movimentos só que com a pegada ao contrário;
                                         
                          

                         

Atividade 5 - Rolamento para frente dos dois lados;



Atividade 6 - Rolamento com partida de joelho e de pé;


       


  

Atividade 7 - Cama de gato;

Sentar no colega colocando o glúteo bem para trás, logo em seguida segurar na blusa dele e soltar-se devagar;


Atividade 8 - Queda de Antebraço




Atividade 8 - Queda Mae-Ukemi (de joelhos e de pé)

Parte-se da posição de joelhos, eleva-se os antebraços diante de si, a ponta das mãos se junta a altura do rosto, de maneira que seus antebraços juntamente com a ponta dos dedos formem um triângulo equilátero, em seguida cai para a frente mantendo o corpo o mais ereto possível. Na chegada ao solo as palmas das mãos e os antebraços chegam juntos. O corpo deverá ficar estendido no chão apoiado sobre os joelhos e antebraços.
Na variação em pé o corpo deverá ficar estendido ao solo apoiado pela ponta dos pés e dos antebraços.


Atividade 9 - Passagem de guarda




Atividade 10 - Imobilização básica (abração) - HON KESA GATAME

Num ângulo de 45 graus, deve passar o braço por baixo e ao mesmo tempo segurar o braço de oponente, impedindo sua movimentação.





Atividade 11 - Saída para imobilização 
  • Saída pela articulação do ombro;
  • Saída pelo pescoço com estrangulamento;







Atividade 12 - Mão na gola com queda seguida de imobilização






                                 

Alongamento final de MMSS e MMII



Indicamos um link no google drive para maiores informações e explicações com fotos das quedas com o nome de ukemi, não deixem de conferir.

E para mais explicações em imobilizações: 

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