Após alongamento a Professora Keith deu sequência a aula com uma atividade de aquecimento:
Rolamentos Diversos - Nesta atividade os alunos devem, em duplas, realizar rolamentos laterais e frontais sem distanciar-se do colega. O rolamento lateral é realizado com um colega sobre o outro em posições invertidas, onde um segura os pés do outro e realizam o rolamento juntos. Já o frontal, é a realização da "cambalhota" ao mesmo tempo com os braços unidos.
A atividade em sequência dá início a progressão pedagógica de quedas:
Queda de Costas - A atividade inicia-se com uma brincadeira de equilíbrio e força, onde o aluno fica sentado no chão com as solas dos pés unidas e seguradas pelas mãos, e realiza movimentos que desestabilizam os movimentos até encostar as costas e a lateral do corpo no chão, exigindo força abdominal para voltar a posição inicial sem soltar os pés.
Rolamento de Costas - Para chegar ao rolamento propriamente dito, é necessário algumas atividades para preparar o aluno. A primeira sugestão é, partir da posição sentada, soltar o peso para trás, com o queixo encostado no peito e mãos espalmadas ao lado do corpo, absorvendo o impacto. Em seguida, deitado no chão, pede-se que o aluno pegue impulso e jogue as pernas para trás, por cima da cabeça com o intuito de encostar os pés no chão.
Queda Lateral - Inicia-se a sequência de atividades para a queda lateral com um posição: Deitado de lado, com um dos pés apoiado no chão e um dos braços estendidos ao lado do corpo. Realiza-se a troca de lado, sincronizando as posições dos braços e pernas, não esquecendo de manter o queixo "colado" ao peito. Para treinar esta sincronia, pode-se utilizar músicas em diferentes ritmos para que todos consigam realizar a troca ao mesmo tempo, como por exemplo a música "a-do-le-ta".
Dando continuidade a queda lateral, inicia-se em pé passadas laterais onde não é recomendado a união dos pés, ou seja, em cada passo se faz necessário manter um espaço entre os pés afim de ficar em uma posição estável. Logo em seguida realiza-se uma "varredura" lateral, para testar equilíbrio, além de ser um golpe utilizado para derrubar adversários.
Agarre - Esta atividade tem por objetivo treinar o agarre do Judô, que é feita com ambas as mãos, uma segurando a gola, outra na manga. Feito o agarre, os alunos tentarão derrubar o colega sem utilizar nenhum golpe, apenas tentando desequilibra-lo com o agarre.
Bananinha - A bananinha é um tipo de pegada para arremesso. O colega que realiza o movimento deve, partindo da posição de agarre (mão na gola e mão na manga), passar a mão que estava na gola por baixo do braço do colega com a intenção de ficar de costas para o mesmo, realizando um pequeno agachamento e curvatura de troco para haver o encaixe e o desequilíbrio do colega, que realizará a queda lateral como aprendido anteriormente.
Rolo Humano - Como exercício de volta a calma, e ainda seguindo os objetivos da aula, a brincadeira rolo humano foi realizada. Duas filas foram formadas, uma dos meninos e uma das meninas, todos deitados de barriga para baixo, enquanto o colega que está em uma das pontas da fila começa a rola por cima até chegar a outra ponta e outro colega começar o mesmo percurso.
Até a próxima,
Rafaela D. Vivian A. e Vivian O.
Nenhum comentário:
Postar um comentário