6.11.12

Capoeira

Hoje veremos algumas progressões pedagógicas para o aprendizado da Capoeira!


Aquecimento

Neste aquecimento os alunos brincaram de Mae-Cola, onde o alunos que fosse pego ficaria cocorinha e para ser solto, um dos colegas deveria fazer uma meia-lua de fora para dentro, parando de costas e tocar as mãos do colega. Em seguida, para dificultar um pouco mais, após bater nas mãos do colega, o aluno deveria finalizar a "soltura" do amigo fazendo mais uma meia-lua.



Ginga

Primeiramente começasse com os pés paralelos, colocasse uma perna de cada vez a trás, depois inclui-se os braços, o braço contrário ao da perna que está na frente, vai à frente do rosto. Em seguida, em duplas com as mãos dadas realiza-se a ginga somente com os movimentos de pernas. Depois, ainda em duplas realiza-se a ginga completa.





Meia-Lua
Gingando, um de cada vez realiza a cocorinha enquanto o outro realiza a meia-lua. Depois, ao finalizar, o aluno que realizou a meia-lua, fica de costas, encostando uma ou duas mãos no chão e finalizando com uma meia-lua com a outra perna. Também realizou a meia-lua com giro.






Esquiva Lateral

Na esquiva lateral o aluno se abaixa, apoiando-se com um dos braços, mãos espalmadas no chão, e o outro a frente e ligeiramente acima da cabeça para proteção e defesa.


Em seguida, em duplas, os alunos realizaram esquiva lateral com troca de lado, para a defesa da meia-lua, realizada pelo colega.


Rasteira

Fazendo a esquiva lateral, ao trocar de lado, a perna que está do mesmo lado do braço que está a frente do rosto, é esticada para a frente e um pequeno deslocamento é realizado.




Iniciando em quatro tempos, o aú primeiro exige que uma perna vá a frente, seguido pelo braço do mesmo lado da perna, depois o outro braço encosta no chão e por fim a outra perna. Com o tempo o aluno irá realizar o movimento dando um impulso, afim de que por um breve momento apenas as mãos toquem o chão e haja um deslocamento.

Beija-flor

No beija flor o aluno apoia uma das mãos no chão e com um impulso ergue os dois pés no ar. Para a aprendizagem realiza-se o movimento em duplas, sendo que quem irá realizar o movimento segura em uma das mãos do colega, o qual servirá de suporte para o beija-flor.




Bananeira

Para a realização da bananeira, primeiramente realiza-se o elefantinho, em seguida, com a ajuda do professor, o aluno estica as pernas. Seguindo uma progressão pedagógica, posteriormente o aluno pode começar a realizar a bananeira na parede, e tentar livremente sem apoio.



Ponte

A ponte pode ser realizada partindo do chão, depois, com um colega por baixo, para aumentar a dificuldade. O aluno mais experiente pode tentar realizar a ponto partindo da bananeira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário