Aula de Karate dia 09/10/2012:
Hoje iniciamos o estudo sobre o KARATE-DO
É uma arte marcial que teve seu inicio na ilha de Okinawa localizada no Sul do Japão que na época pertencia a China. Após o final da dinastia Ming, o Japão passou a dominar a região e para evitar rebelião dos nativos proibiu o uso de armas. Com isso a população se viu obrigada a aprender a se defender com utensílios do cotidiano e com o uso do próprio corpo, usando como meios de defesa, cadeiras, cordas, joelhos, mãos e etc. transformando-as em armas vindo daí o significado de defesa de mãos vazias. Seus treinos aconteciam de forma secreta e seus alunos eram escolhidos. Cada mestre desenvolvia suas próprias técnicas.
No Karate há vários estilos, tudo depende dos seus locais de origem.
O nome Karate foi criado somente em 1936 pelo mestre Ginchin Funakoshi considerado o pai do Karate moderno que criou o estilo Shotokan-Ryu, ele também acrescentou a palavra Do (vereda espiritual, caminho), tornando Karate-Do que significa o caminho das mãos vazias.
Logo após foi introduzido a Karate-gui que é a adoção do uniforme igual para todos e a implementação das faixas coloridas que vão da branca a marrom e os Dans que são do 1º grau e acima para os faixas pretas sendo baseados no Judô.
Mas somente em 1933 é que a modalidade foi reconhecida oficialmente como arte marcial.
Iniciamos a aula com a tradicional saudação
1- Aquecimento: Os alunos tinham que correr na sala em varias direções por todas os lados, quando a professora desse o sinal os alunos tinham que ficar em duplas e tinham que tentar tocar no ombro, joelho ou quadril do colega adversário - ataque e defesa.
2- Aquecimento: Correr de costas - os alunos espalhados pelo tatame deverão correr de costas
3- Alongamento dos membros inferiores e superiores realizado pela Camila
Dinâmica do soco:
Atividade 1: Na primeira atividade a professora fez uma demonstração de como utilizar os braços na técnica de ataque e defesa, braço na altura do rosto e depois na altura da cintura, na sequencia a turma tinha que fazer a técnica de acordo com o comando da professora.
Defesa alta - técnicas:
Atividade 3: Na terceira atividade a professora fez a demonstração de como utilizar a técnica da defesa alta, flexionar um dos braços da cintura e a outra na altura da cabeça .
Joquenpo adaptado para o karatê:
Hoje iniciamos o estudo sobre o KARATE-DO
É uma arte marcial que teve seu inicio na ilha de Okinawa localizada no Sul do Japão que na época pertencia a China. Após o final da dinastia Ming, o Japão passou a dominar a região e para evitar rebelião dos nativos proibiu o uso de armas. Com isso a população se viu obrigada a aprender a se defender com utensílios do cotidiano e com o uso do próprio corpo, usando como meios de defesa, cadeiras, cordas, joelhos, mãos e etc. transformando-as em armas vindo daí o significado de defesa de mãos vazias. Seus treinos aconteciam de forma secreta e seus alunos eram escolhidos. Cada mestre desenvolvia suas próprias técnicas.
No Karate há vários estilos, tudo depende dos seus locais de origem.
O nome Karate foi criado somente em 1936 pelo mestre Ginchin Funakoshi considerado o pai do Karate moderno que criou o estilo Shotokan-Ryu, ele também acrescentou a palavra Do (vereda espiritual, caminho), tornando Karate-Do que significa o caminho das mãos vazias.
Ginchin Funakoshi
Mas somente em 1933 é que a modalidade foi reconhecida oficialmente como arte marcial.
Iniciamos a aula com a tradicional saudação
1- Aquecimento: Os alunos tinham que correr na sala em varias direções por todas os lados, quando a professora desse o sinal os alunos tinham que ficar em duplas e tinham que tentar tocar no ombro, joelho ou quadril do colega adversário - ataque e defesa.
2- Aquecimento: Correr de costas - os alunos espalhados pelo tatame deverão correr de costas
3- Alongamento dos membros inferiores e superiores realizado pela Camila
Dinâmica do soco:
Atividade 1: Na primeira atividade a professora fez uma demonstração de como utilizar os braços na técnica de ataque e defesa, braço na altura do rosto e depois na altura da cintura, na sequencia a turma tinha que fazer a técnica de acordo com o comando da professora.
Dinâmica do chute:
Atividade 2: Na segunda atividade a professora fez a
demonstração de como utilizar a técnica de ataque com as pernas, em pé, uma
perna no chão, a outra perna eleva e flexiona o joelho, e depois em pé,
flexiona o joelho e chuta, na sequencia a turma tinha que fazer a técnica de
acordo com o comando da professora.
Atividade 3: Na terceira atividade a professora fez a demonstração de como utilizar a técnica da defesa alta, flexionar um dos braços da cintura e a outra na altura da cabeça .
Joquenpo adaptado para o karatê:
Atividade 4: Na terceira atividade foi feita a brincadeira
do Joquenpo adaptado para o karatê,
Foi dividida a turma em duas equipes, cada equipe tinha que realizar
uma técnica como o soco, defesa alta e chute frontal. Ao sinal da professora as
duas equipes mostram a técnica, sendo que o chute frontal ganha do soco, o soco
ganha da defesa alta, e a defesa alta ganha do chute.
Defesa baixa - técnicas:
Atividade 5: Na quinta atividade a professora fez a
demonstração técnica de defesa baixa, e depois os alunos tinham que executar.
Depois a mesma coisa com a técnica de defesa média.
Deslocamento com ataque e defesa:
Atividade 6: Na sétima atividade a professora fez a
demonstração do deslocamento com técnicas de defesa e ataque, e depois os
alunos tinham que executar.
Ataque e defesa em duplas:
Atividade 7: Na sétima atividade a turma foi dividida em
dois grupos, um grupo tinha que realizar o movimento de ataque e o outro grupo tinha
que realizar o movimento de defesa.
Kata:
No termino da aula tivemos a demonstração do Kata (luta
imaginaria), do Heiam Shodan e Jion Kata.
Aula de karate dia 16/10:
Ataque: Chute e soco
Defesa: Baixa (telefone); Media (espada); Alta (timbalada)
Bases: Frontal
1- Aquecimento: Em duplas de braços dados os alunos tinham que correr pra todos os lados e direções, de frente, costas, lado, ao sinal da professora as dupla tinham que parar, e fazer a saudação e depois a dupla tinha que tentar tocar no ombro, e no joelho das outras duplas sem soltar as mãos.
2- Alongamento dos membros inferiores.
Atividade1- Em circulo fizemos uma brincadeira cantada com técnicas de
defesa e ataque do Karatê como: defesa alta, defesa média e chute frontal.
Atividade 2- Continuando em circulo fizemos a famosa brincadeira do “cachorro
fazendo xixi”, tinha que fazer o movimento de perna, posição de guarda um pé a
frente o outro para trás, faz o giro com o pé e muda a posição de guarda.
Atividade 3- Em duplas tinha que executar o movimento de chute de fora
para dentro na altura da cintura, depois executar o movimento de na altura do
rosto, e depois executar o movimento de chute de dentro para fora, tinha que
ficar na posição frontal e girar o corpo fazendo o chute.
Altura da cintura:
Altura do rosto:
De dentro para fora:
Atividade 4- Em duplas um de frente pro outro tinha que fazer a técnica
de ataque e defesa.
Atividade 5-Na quinta atividade fizemos a técnica do soco no
karatê, onde tinha que ficar na posição de guarda e jogar o pé da frente flexionando
e a perna de trás flexionar o joelho e executar o soco.
Atividade 6- Em
duplas um de frente pro outro na posição de guarda base, tinha que ficar saltitando
para frente e para trás, fazendo a técnica do soco (braço direito e esquerdo).
Parte final da aula fizemos os alongamentos.
Aula de karate dia 23/10:
1- Aquecimento: Fizemos a brincadeira da mãe corrente, a mãe
(pegador) ao tocar no colega tinha que dar a mão para o mesmo e ir formando a
corrente.
2- Alongamento Membros inferiores e superiores.
Fundamentos:
1-Primeiro fizemos o fundamento da base frontal e soco, a
professora mostrava o movimento e os alunos tinham que executar igual.
2- Por segundo fizemos o fundamento da defesa baixa
(telefone).
3- Fizemos o fundamento da defesa média (espada)
6- Fizemos o chute circular
7- E pra finalizar fizemos ataque e defesa em duplas um de frente pro outro.
7- E pra finalizar fizemos ataque e defesa em duplas um de frente pro outro.
Kata:
-Juntamente com a professora fizemos os movimento da
sequencia do Kata.
- Na sequencia foi aplicada uma atividade em trio, onde cada
trio tinha que inventar um kata.
No final da aula fizemos o alongamento e a saudação.
Até a próxima,
Vivian A., Rafaela Dias, Vivian O.
Nenhum comentário:
Postar um comentário